sábado, 31 de janeiro de 2015

bolo de limão


o que sabe bem num dia chuvoso, frio e cinzento?

chá quente com um delicioso bolo a sair do forno!


bolo de limão 

4 ovos
250 ml* de frutose (ou açúcar de coco, ou mascavado...)
600 ml de farinha de espelta integral (ou trigo normal)
1 colher de chá de fermento 
150 ml de óleo de coco
300 ml de leite vegetal (soja, aveia...)
raspa de 3 limões

* medi em ml porque usei o medidor do processador de alimentos.

colocar todos os ingredientes líquidos no processador de alimentos e misturar bem. (ou bater com a batedeira)
juntar os ingredientes secos e a raspa dos limões. 
misturar bem.
colocar numa forma de buraco untada e levar ao forno pre-aquecido a 180C cerca de 30-35 minutos.

decorar com glacê e raspa de limão.


o bolo fica fofo, húmido e delicioso :)

espero que gostem!
bom fim de semana :)

{raquel}



5 comentários:

  1. Uau que fotos bonitas e simples como eu gosto! E o aspecto do bolo está maravilhoso!
    E com ingredientes que eu posso comer, que delícia! Estava mesmo a precisar de uma receita assim.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá catarina :)
      eu é que agradeço o teu comentário.
      também tenho que estar constantemente à procura de receitas com ingredientes que eu possa comer.
      esta invenção de hoje correu muito bem! estou muito contente porque nem sempre é assim :)
      beijinho
      raquel

      Eliminar
  2. Ai Raquel como eu te compreendo. Infelizmente tive de alterar muito a minha alimentação pois descobri que era intolerante a uma série de alimentos. Não que me importe de ter uma alimentação sáudavel, muito pelo contrário, gosto bastante de o fazer.
    Mas o chato mesmo é quando descobrimos que o que cozinhamos que supostamente é saudavel, nos faz mal. Ando numa de descobertas, e tentativas, nem todas me têm saído bem. Mas a persistência é uma coisa que me assiste.
    Vou pôr mesmo em prática esta receita, parece-me muito bem mesmo.
    Beijinho e obrigada mais uma vez.
    Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é precisamente isso! o que supostamente é saudável, não o é para todos...
      este bolo ainda tem um ingrediente proibido para mim: a clara de ovo.
      numa futura experiência tentarei não colocar... vamos ver :)
      beijinho e boa semana
      raquel

      Eliminar

obrigada pelo comentário :)